Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
01/04/2025 11h30min - Cidades
3 meses atrás

Imasul exige instalação de barreiras para impedir acesso de visitantes à lagoa artificial em Bonito


 ► 
Fonte: Fonte Grande FM



O Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) determinou a manutenção da interdição da lagoa artificial da Praia da Figueira, em Bonito. Além disso, exigiu a instalação de barreiras físicas e educativas para impedir que visitantes entrem na água. 

A medida foi tomada após a revogação parcial da suspensão da Licença de Operação do local, permitindo apenas atividades terrestres que não envolvam a lagoa.

A interdição ocorre devido a uma série de incidentes em que peixes da espécie tambaqui atacaram banhistas. A Prefeitura de Bonito solicitou ao Governo do Estado uma revisão das condições de segurança nos pontos turísticos após vários casos de ferimentos graves e até amputações causadas pelos peixes.

Um dos episódios mais recentes envolveu uma turista que perdeu um dedo após ser mordida enquanto nadava. "Essa viagem deveria ser inesquecível, mas acabou se tornando um pesadelo. Até hoje sonho com o peixe, ainda lembro dele", relatou.

Além dos ataques, o Ministério Público investiga a Praia da Figueira por suspeita de captação irregular de água do Rio Formoso para abastecimento da lagoa artificial. Também está em apuração a introdução de espécies exóticas, como o tambaqui, fora do seu habitat natural, o que pode configurar crime ambiental.

A administração da Praia da Figueira informou que a lagoa foi fechada na última quarta-feira (26) para manutenção, mas que as demais áreas do empreendimento seguem abertas ao público. 

Apesar da interdição da principal atração, os valores dos passeios não foram alterados. O Imasul reforçou que continuará fiscalizando o cumprimento das exigências para garantir a segurança dos visitantes e a preservação do meio ambiente.



•  


Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.