Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
03/07/2025 08h30min - Economia
9h atrás

Ibovespa recua em meio a tensão institucional entre os Três Poderes


Canva/Grande FM 92,1 ► 
Fonte: Fonte Grande FM



O Ibovespa fechou o dia 2 de julho com queda de 0,36%, atingindo 138 mil pontos. A retração refletiu a tensão entre os três poderes, após o governo recorrer ao STF pela reversão da suspensão do decreto que elevava o IOF. Declarações de Lula e Haddad elevaram o tom político, marcadas por críticas ao Congresso e tentativa de enquadrar o impasse como jurídico. O dólar fecha em queda a R$ 5,42, menor valor em quase um ano.

Apesar do cenário político conturbado, algumas ações de peso ajudaram a limitar as perdas no índice. A Vale teve alta expressiva de 3,64%, impulsionada pela valorização do minério de ferro na China e mudanças em suas metas de produção. A Petrobras também registrou ganhos de 1,78%, apoiada pelo avanço do preço internacional do petróleo.

O Ibovespa é o principal indicador da Bolsa brasileira, calculado pela B3. Ele representa o desempenho médio das ações mais negociadas e funciona como um termômetro do mercado, sendo composto por uma carteira teórica que cobre cerca de 80% do volume financeiro negociado na Bolsa.

Já a B3 é a instituição que organiza e mantém o funcionamento do mercado de capitais no Brasil. Localizada em São Paulo, ela negocia ações, derivativos, títulos públicos e privados, entre outros ativos. Reconhecida internacionalmente, a B3 está entre as maiores bolsas do mundo em infraestrutura e valor de mercado.

*Fonte: Brasil 61



•  


Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.