Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
11/01/2024 15h30min - Mobilidade Urbana - Tecnologia
1 mês atrás

Hyundai revela S-A2: novo carro voador

A Hyundai avança na corrida por novas soluções de mobilidade urbana.

Foto divulgação: Hyundai/S-A2 ► 
Fonte: Fonte Grande FM



A Hyundai avança na corrida por novas soluções de mobilidade urbana. Por meio da sua divisão de mobilidade aérea Supernal, a empresa sul-coreana anunciou na CES 2024, principal evento de tecnologia do mundo, o projeto do S-A2, o seu esperado “carro voador”. A produção do inovador veículo está previsto para começar em 2028.

Características e possibilidades

O S-A2 está desenhado para ser uma alternativa ao táxi aéreo urbano. Além do piloto, a aeronave terá capacidade para até quatro passageiros. O modelo é elétrico e conta com decolagem e pouso verticais (eVTOL), sigla em inglês para veículo elétrico de pouso e decolagem vertical.

Este design é uma evolução do S-A1, a primeira versão do “carro voador” da Hyundai, que foi apresentada pela marca em 2020. O veículo poderá atingir velocidade máxima de 190 km/h e altitude de cerca de 460 metros. Sua bateria tem capacidade suficiente para realizar trajetos de até 60 km, oferecendo novas possibilidades para os deslocamentos nas grandes cidades.

Mobilidade com baixo impacto sonoro

Outro destaque do S-A2 é o baixo nível de poluição sonora. Durante as fases de decolagem e pouso, a aeronave emitirá apenas 65 decibéis (dB) e, durante o cruzeiro horizontal, o nível sonoro será reduzido para 45 dB. Para efeito de comparação, um helicóptero médio produz entre 96 dB e 107 dB.

Jaiwon Shin, presidente da Hyundai e CEO da Supernal, tem grandes expectativas para o futuro dos eVTOLs. Segundo o executivo, esse tipo de veículo tem o potencial de substituir táxis e carros de aplicativo, com um mercado potencial de centenas de milhares de unidades. O S-A2 parece marcar o início de uma nova era na mobilidade urbana, onde o céu será o limite.

 



•  

Grande FM
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.