5 meses atrás
Hospital Regional do MS realiza "Dia D" para Cadastro de Doadores de Medula Óssea em Campo Grande
O Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS) organizará um "Dia D" para cadastro de doadores de medula óssea em Campo Grande. A ação, em parceria com o Hemosul, ocorrerá na próxima quarta-feira, 31 de julho, das 7h às 18h, sem intervalo para almoço.
A iniciativa visa mobilizar novos doadores para se cadastrarem no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME). Além da comunidade, o hospital está convidando os funcionários da instituição e de outras organizações a participarem. Voluntários que se cadastrarem também poderão doar sangue no mesmo dia, contribuindo para os estoques do Hemosul. Para doar sangue, verifique os critérios necessários aqui.
A ação ocorrerá na sala de hemodinâmica do HRMS, localizada na Avenida Engenheiro Lutero Lopes, 36, Bairro Aero Rancho.
Pessoas entre 18 e 35 anos podem se cadastrar no REDOME. Durante o cadastro, são coletados 5 ml de sangue, a mesma quantidade retirada em exames laboratoriais simples.
Os dados genéticos dos doadores serão comparados com os dos pacientes que necessitam de medula óssea. Caso haja compatibilidade genética, a doação poderá ser realizada.
A medula óssea, um tecido líquido presente no interior dos ossos, é conhecida como tutano. Ela é responsável pela produção de componentes do sangue: hemácias (glóbulos vermelhos), leucócitos (glóbulos brancos) e plaquetas, que transportam oxigênio, defendem o organismo e participam da coagulação do sangue, respectivamente.
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.