Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
27/05/2023 12h00min - Saúde
2 anos atrás

Holandês paraplégico volta a andar após tratamento com implantes e inteligência artificial

Gert-Jan Oskam havia perdido a mobilidade das pernas depois de sofrer um acidente de bicicleta

Pixabay ► 
Fonte: Fonte TV Cultura / UOL



Pela primeira vez na história, a combinação de tecnologias ajudou um paciente paraplégico a voltar a caminhar sozinho. O holandês Gert-Jan Oskam ficou paraplégico após sofrer um acidente de bicicleta, há pouco mais de dez anos, mas graças a uma inteligência artificial voltou a andar.

A técnica experimental foi desenvolvida por cientistas de dois laboratórios, um francês e um suíço. Ela prevê a implantação de eletrodos no cérebro e na medula espinhal do paciente, criando uma espécie de ponte digital que transforma pensamentos em ação.

Toda vez que Oskam pensa em mover um músculo, o estímulo cerebral é captado por um dos eletrodos e transformado em ativação elétrica na medula espinhal, fechando o circuito que cria as condições para que o paciente tenha autonomia no caminhar.

Um pequeno computador acoplado ao andador, registra movimentos que viram algoritmos. Então, a inteligência artificial passa a facilitar o fluxo da ponte digital estabelecida.

"Pela primeira vez depois de mais de dez anos, pude me levantar e tomar uma cerveja com alguns de meus amigos (...) é um prazer que muitas pessoas não têm ideia" comemorou Gert-Jan Oskam

Após seis meses de tratamento, os pesquisadores observaram avanços na reabilitação do paciente mesmo com o sistema desativado.

“É possível que essa interface cérebro/espinha consiga também auxiliar na reabilitação da conexão, porque, mesmo desligado, o participante conseguiu andar com muletas”, explica Renato Filev, neurocientista e pesquisador da Unifesp.



•  


Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.