Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
13/02/2024 13h30min - Geral
3 meses atrás

Hoje é o Dia Mundial do Rádio!


Foto montagem - Grande FM 92,1 ► 
Fonte: Fonte Grande FM



Hoje é dia de muita celebração para nós da Grande FM  e para todos os profissionais, ouvintes e apaixonados por rádio!

O Dia Mundial da Rádiodifusão é comemorado em 13 de fevereiro, data da primeira transmissão feita pela Rádio das Nações Unidas (United Nations Radio), em 1946.

A data foi criada e oficializada em 2011, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, na 36ª Conferência Geral da UNESCO, sob proposta da Espanha. Mas o primeiro Dia Mundial do Rádio foi celebrado apenas em 2012, durante a 67ª Assembleia Geral das Nações Unidas

A criação da data teve o intuito de aumentar a conscientização do público e da mídia sobre a importância do rádio; incentivar os tomadores de decisão a estabelecer e fornecer acesso à informação por meio do rádio; bem como para aumentar a rede e a cooperação internacional entre as emissoras.

O rádio, ainda hoje, é o meio de comunicação de massa mais consumido em todo o mundo, além de ser muito acessível e possuir um baixo custo. Trata-se, portanto, de um meio poderoso de comunicação para celebrar a humanidade em toda a sua diversidade, constituindo uma plataforma para o discurso democrático e uma arena para todas as vozes se manifestarem, serem representadas e ouvidas. Sempre se aperfeiçoando e adaptando diante dos avanços e das novas tecnologias, o rádio ainda têm um papel forte e específico na comunicação de emergência e socorro em desastres.

O Dia Mundial da Rádio conta com temas anuais e um site dedicado, que permite a participação virtual. Neste ano de 2024, o tema é Radio: A century informing , entretaining and educating ( Rádio, um século informando, entretendo e educando), no qual a UNESCO ilumina amplamente o passado notável, o presente relevante e a promessa de um futuro dinâmico da Rádio.

O tema de 2024 – Rádio, um século informando, entretendo e educando

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) convida a indústria mundial da rádio, em todas as suas diversas formas – comercial, pública, sem fins lucrativos – a juntar-se a esta celebração global do meio de comunicação neste momento especial e crucial da sua jornada que abrange um século.

Dia Nacional do Rádio

No Brasil, o Dia Nacional do Rádio é comemorado em 25 de setembro, em referência ao nascimento de Roquette-Pinto, considerado o Pai da Radiodifusão no Brasil. Ele fundou a primeira emissora de rádio do país, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, em 1923, com o intuito de difundir a educação e a cultura por este meio de comunicação.



•  

Grande FM
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.