Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
30/08/2024 11h00min - Meio Ambiente
2 semanas atrás

Hidrogênio verde: investimentos previstos ultrapassam R$ 188 bilhões


Canva/Grande FM ► 
Fonte: Fonte Grande FM



O Brasil tem grande potencial para se tornar líder mundial na produção de hidrogênio verde, segundo especialistas. Com a criação do marco legal do hidrogênio verde em agosto deste ano, os investimentos no setor cresceram significativamente, totalizando R$ 188,7 bilhões em mais de 20 projetos anunciados. Um estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI) destaca que o Brasil, devido à sua abundância de recursos renováveis, como energia solar, eólica e biomassa, pode produzir hidrogênio verde a um dos menores custos do mundo até 2030.

Portos como Pecém (CE), Parnaíba (PI), Suape (PE) e Açu (RJ) estão se posicionando como hubs de produção de hidrogênio verde, atraindo investimentos bilionários. Esses portos têm o papel de integrar toda a cadeia de produção, transporte e uso final do hidrogênio, tornando-se pontos estratégicos para o desenvolvimento dessa nova fonte de energia sustentável.

Os incentivos proporcionados pelo marco legal, aliados ao aumento de investimentos, prometem impulsionar o crescimento do setor no Brasil. A demanda crescente por hidrogênio verde pode estimular inovações tecnológicas na produção e armazenamento, aumentar a eficiência e viabilidade econômica, além de gerar novos empregos em áreas como infraestrutura, energia renovável e pesquisa.

Contudo, para que o Brasil possa transformar esse potencial em uma vantagem competitiva global, é necessário ajustar o arcabouço regulatório, reduzir a burocracia e oferecer mais segurança jurídica para investidores. Com esses ajustes, o país pode se consolidar como um dos maiores produtores de hidrogênio verde do mundo, tanto para consumo interno quanto para exportação.

* Fonte: Brasil 61



•  

Grande FM
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.