Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
31/08/2023 11h30min - Meio Ambiente
9 meses atrás

Hidrogênio Verde: especialistas defendem criação de marco legal para o setor

A Comissão Especial para Estudo, Iniciativas para Transição Energética da Câmara dos Deputados promoveu debate nessa terça-feira ( 29 ) com especialistas

Foto: Divulgação/Senai-CE ► 
Fonte: Fonte Grande FM



Especialistas defendem a criação de um marco regulatório para favorecer a produção de hidrogênio verde no Brasil. Isso aumentaria a competitividade do país e proporcionaria mais segurança jurídica para os agentes do setor. O debate foi promovido pela comissão especial da Câmara dos Deputados que acompanha as iniciativas de transição energética e produção de hidrogênio verde no país.

O hidrogênio verde é uma solução tecnológica considerada na trajetória de neutralidade de carbono até 2050. No entanto, é necessário investir em inovação e tecnologia para seu uso efetivo como substituto energético. O Brasil possui potencial técnico para produzir 1,8 gigatonelada de hidrogênio e já conta com US$ 30 bilhões de projetos anunciados em todo o país.

Para avançar na agenda até 2025, é essencial estabelecer um marco regulatório nacional para o hidrogênio. Isso inclui intensificar investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação, além de ampliar o acesso a financiamentos de baixo custo. A economia do hidrogênio deve se tornar uma política de Estado, abrangendo diversas rotas e aplicações possíveis.

A regulação da cadeia de hidrogênio verde também é fundamental para garantir uma base industrial sólida e possibilitar a transição ecológica, especialmente na indústria química. Comissões especiais da Câmara dos Deputados e do Senado estão trabalhando em conjunto para definir um marco regulatório adequado.



•  

Grande FM
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.