Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
05/02/2024 10h30min - Mato Grosso do Sul
4 meses atrás

Hemosul convoca a população de MS para doar sangue, devido ao baixo estoque


Agência Brasil ► 
Fonte: Fonte Brasil 61



O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Mato Grosso do Sul (Hemosul) está com o estoque de sangue tipos O- e O+ em estado de emergência absoluta. Além disso, os sangues tipo A+ e A- estão com estoque baixo. Por isso, a gerente de Captação do Hemosul, Suelen Moreira, está convocando a população para realizar doações de sangue. As informações são da Secretaria de Saúde do estado.

“Estou aqui hoje para solicitar você doador, que vem até um Hemosul, temos três unidades no Hospital Regional, Santa Casa e aqui no Hemocentro Coordenador, na Avenida Fernando Correia da Costa 1304. Venha você doador O+, O-, A+ e A- negativo. Estamos precisando muito, os estoques estão críticos, em estado de alerta para O+ e O-.”

Veja o atual estoque de sangue no Hemosul:

Para a biomédica Mariana Rodrigues, doar sangue é um ato altruísta e voluntário que pode salvar vidas. “Devemos ter em mente que é preciso que essa doação seja um hábito. É importante que as pessoas adotem essa cultura solidária de doação regular e espontânea para que os estoques dos hemocentros sempre fiquem abastecidos, porque só assim os hospitais que atendem os pacientes que necessitam de transfusão de sangue, que na grande maioria possuem caráter de urgência e emergência, possam atender pacientes com doenças crônicas graves.”

Além disso, a biomédica explica que o sangue também é utilizado para atender pacientes com doenças graves, como aqueles com distúrbios hematológicos. Ou seja, com condições que impactam a produção, função ou qualidade das células sanguíneas e/ou do sistema de coagulação.

João Cyrino, 31 anos, mora em Campo Grande atualmente. Ele relembra que quando, tinha cerca de 11 anos, sua avó passou um tempo internada pouco antes de morrer. 

“Nesse percurso dela internada, aconteceu de ela precisar de sangue e eu me lembro da minha família, especialmente a minha mãe, se mobilizando procurando pessoas que se dispusessem a doar sangue, me lembro da gratidão que a gente tinha por cada um que aceitava doar. Naquele momento, eu falei para mim mesmo que quando eu pudesse eu doaria sangue.”

Assim, pouco tempo após completar 18 anos, João passou a doar sangue regularmente. Ele diz que sente gratidão pelas pessoas que ajudaram a avó. E, por isso, se sente na obrigação de ajudar outras pessoas que precisam de doação.

O que é preciso para doar sangue?

Segundo o Hemosul, os critérios básicos para doação de sangue são:

Apresentar documento oficial com foto Estar em boas condições de saúde, não estar gripado ou com outra infecção Estar descansado e alimentado Ter entre 16 e 69 anos de idade O limite de idade para a primeira doação é de 60 anos, 11 meses e 29 dias Menores entre 16 e 17 anos de idade podem doar com acompanhamento e autorização do responsável legal Pesar no mínimo 51 kg


•  

Brasil 61
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.