Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
23/09/2023 12h01min - Geral
6 meses atrás

Hambúrguer de carne vegetal é melhor?

“Uma diferença que chama a atenção é o teor de sódio

Foto divulgação ► 
Fonte: Fonte Agrolink



Desde que as carnes vegetais surgiram existe uma “disputa” para entender qual é melhor. Décio Luiz Gazzoni, renomado membro do Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS), aborda o intrigante tema da substituição da carne animal por produtos à base de vegetais. “As números que apresentaremos podem sofrer variações, e são valores médios encontrados nos textos sobre o assunto.

Comparando um hambúrguer típico (carne animal) com os hambúrgueres à base de vegetais, a principal diferença que ressalta é a quantidade de fibras, que é moderadamente superior. Os valores por porção de hamburguer, tanto para calorias (250 kcal - 300 kcal), quanto proteínas (20g) e ferro biodisponível (16% - 25%) são equivalentes”, comenta.

“Uma diferença que chama a atenção é o teor de sódio. Um hambúrguer de carne típico contém cerca de 80 mg de sódio, enquanto aqueles à base de vegetais podem atingir 370 mg. Esse teor de sódio ocorre naturalmente nos vegetais, não é adicionado para conferir sabor ou estabilidade ao produto. A pergunta essencial é: esse valor é alto? O problema maior pode ser os condimentos (mostarda, maionese, ketchup ou outros), que contém sódio, ou o pão, posto que um lanche de hambúrguer vegetal – pronto para consumo -  pode conter 1.000 mg de sódio, porém apenas cerca de 1/3 vem do hambúrguer. Lembrando que a ingestão diária admitida pela OMS é de 1.500 mg a 2.000 mg por dia”, completa.

Hambúrgueres típicos contêm 20g de gordura, sendo 50% saturada, fornecendo quase metade da ingestão máxima de gordura saturada recomendada. Hambúrgueres vegetais têm a mesma quantidade total ou menos gordura, com menos gordura saturada (5g-8g) e mais insaturada, promovendo benefícios para a saúde cardíaca. A maioria usa óleo de coco, considerado menos prejudicial que a gordura saturada da carne bovina.

As críticas aos hambúrgueres vegetais incluem o alto processamento industrial e o uso de aditivos químicos. No entanto, a literatura não oferece evidências sólidas, apenas suspeitas genéricas. Além disso, a adição de ingredientes, muitas vezes para melhorar o valor nutricional e se assemelhar à carne, é alvo de crítica devido à percepção de que os aditivos são "não-naturais", embora alguns sejam derivados de plantas e outros sintéticos, tornando essa questão controversa.



•  

Agrolink
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.