Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
24/10/2023 19h30min - Tecnologia
4 meses atrás

Guerra dos chips: novas restrições para a China já estão valendo, diz Nvidia


Imagem: Hairem/Shutterstock ► 
Fonte: Fonte Grande FM



O governo dos Estados Unidos prometeu endurecer as restrições de vendas de chips semicondutores para a China. A medida deveria passar a valer no mês que vem. Mas segundo a Nvidia , a proibição foi antecipada e os chips A800 e H800 da empresa já não podem mais ser comercializados com Pequim.

A Nvidia afirma que não espera um impacto de curto prazo no lucro da empresa com a proibição das vendas para os chineses. No entanto, não divulgou a motivação da antecipação da restrição.

Além do A800 e H800, que haviam sido criados especificamente para o mercado chinês após o anúncio das primeiras sanções contra o país, os chips Nvidia A100, H100 e L40S também são impactados pelas restrições.

A AMD e a Intel também serão impactadas pelo endurecimento das normas de vendas para os chineses. O Departamento de Comércio dos Estados Unidos não quis explicar porque antecipou a proibição da comercialização dos novos produtos. As informações são da Reuters.

Guerra dos chips

Além de fomentar a produção nacional de chips e o desenvolvimento da inteligência artificial, o governo dos Estados Unidos tenta impedir o acesso da China aos produtos.

 Pequim foi impedida não apenas de importar os chips mais avançados, mas também de adquirir os insumos para desenvolver seus próprios semicondutores e supercomputadores avançados, e até mesmo dos componentes, tecnologia e software de origem americana que poderiam ser usados para produzir equipamentos de fabricação de semicondutores para, eventualmente, construir suas próprias fábricas para fabricar seus próprios chips.

Além disso, cidadãos americanos não podem mais se envolver em qualquer atividade que apoie a produção de semicondutores avançados na China, seja mantendo ou reparando equipamentos em uma fábrica chinesa, oferecendo consultoria ou mesmo autorizando entregas a um fabricante chinês de semicondutores.

Importância dos chips semicondutores

Nos últimos anos, os chips semicondutores se tornaram uma força vital da economia moderna e o cérebro de todos os dispositivos e sistemas eletrônicos, de iPhones até torradeiras, data centers a cartões de crédito.

Um carro novo, por exemplo, pode ter mais de mil chips, cada um gerenciando uma operação do veículo.

Os semicondutores também são a força motriz por trás das inovações que prometem revolucionar a vida no próximo século, como a computação quântica e a inteligência artificial, como o ChatGPT, da OpenAI.



•  

Grande FM
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.