Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
07/02/2026 12h00min - Tecnologia
2 dias atrás

Guerra dos chips: avanço da IA provoca falta de processadores e atrasos no mercado global


Canva/Grande FM 92,1 ► 
Fonte: Fonte Grande FM



A chamada “guerra dos chips” já começa a provocar filas e atrasos no mercado de tecnologia, impulsionada pelo avanço acelerado da inteligência artificial. Fabricantes e empresas que dependem de servidores estão enfrentando dificuldades para receber novos equipamentos.

Na China, clientes da Intel e da AMD foram avisados sobre atrasos importantes na entrega de processadores usados em servidores, com prazos que podem chegar a até seis meses em alguns casos.

Segundo fontes do setor, a falta de produtos já provocou aumento de mais de 10% nos preços de alguns modelos de CPUs da Intel no mercado chinês, com variação conforme o contrato de cada cliente.

A escassez não afeta apenas chips específicos para inteligência artificial. Componentes tradicionais de data centers, como processadores comuns para servidores, também estão ficando mais difíceis de encontrar, o que preocupa empresas que operam sistemas de grande porte.

Os modelos mais impactados na China são os processadores Xeon de quarta e quinta geração, que têm forte demanda no país, responsável por mais de 20% da receita global da Intel. A AMD também confirmou limitações, com prazos de entrega que variam de oito a dez semanas para alguns produtos.

De acordo com as empresas, a explosão no uso de soluções de inteligência artificial aumentou a procura por toda a infraestrutura de computação, incluindo CPUs e memórias. A valorização dos chips de memória, inclusive, levou clientes a antecipar compras para tentar reduzir custos.

A falta de chips ocorre por vários motivos: a Intel enfrenta dificuldades para ampliar sua produção, a AMD depende da TSMC — que tem priorizado a fabricação de chips voltados à IA — e o crescimento de sistemas baseados em agentes de inteligência artificial aumentou ainda mais a demanda por processamento nos data centers.

*Fonte das informações: Agência Reuters.



•  


Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.