Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
13/10/2023 13h00min - Geral
5 meses atrás

Grupo espanhol Aena assume administração permanente de aeroportos em Mato Grosso do Sul


Foto reprodução: Rede Educativa MS ► 
Fonte: Fonte Grande FM



O grupo espanhol Aena Brasil, que adquiriu a gestão de aeroportos em quatro estados brasileiros, incluindo Mato Grosso do Sul, assume a administração permanente do Aeroporto Internacional de Campo Grande a partir desta sexta-feira (13). Essa transação bilionária envolvendo R$2,45 bilhões também inclui a gestão das pistas de Corumbá e Ponta Porã no mesmo estado.

A definição desse negócio foi concluída há mais de um ano, em agosto de 2022. O cronograma para o início das operações foi especificado no plano de tarifas aeroportuárias divulgado pela empresa. Corumbá e Ponta Porã, que também passarão a ser administradas pela concessionária, têm previsão de iniciar oficialmente suas operações no início do próximo mês (novembro).

A Aena havia assinado o contrato de concessão dos aeroportos em março deste ano, aguardando apenas a aprovação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para que o contrato entrasse em vigor. A administração do Aeroporto Internacional de Campo Grande era até então realizada integralmente pela Infraero Operador de Aeroportos. 

Vale ressaltar que o terminal foi estabelecido em 21 de julho de 1953, com a inauguração do primeiro Terminal de Passageiros em 20 de janeiro de 1964 e a construção dos pátios de estacionamento de aeronaves civil e militar em 1967.

A ordem de serviço que efetiva o contrato foi publicada no Diário Oficial da União em 6 de junho, marcando o passo final para que a operadora começasse o processo de transição e assumisse a gestão dos aeroportos, que incluem Campinas (Congonhas), Uberlândia, Uberaba, Montes Claros, Campo Grande, Ponta Porã, Corumbá, Carajás, Santarém, Altamira e Marabá. O prazo da concessão é de 30 anos.

Aena já opera seis aeroportos no Nordeste do país, que compreendem Recife, Maceió, João Pessoa, Aracaju, Juazeiro do Norte e Campina Grande.



•  

Grande FM
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.