Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
29/01/2024 20h00min - Ciência e Espaço
4 semanas atrás

Grão é cultivado em solo lunar com a ajuda de vermes e fungos

Os pesquisadores por trás do estudo recriaram o regolito lunar da forma mais fiel possível para que o grão-de-bico fosse cultivado

Imagem: Canva/Grande FM-92,1 ► 
Fonte: Fonte Grande FM



Um estudo liderado por Jessica Atkin, da Texas A&M University, e Sara Oliveira Pedro dos Santos, da Brown University, explorou o cultivo de grão-de-bico em uma simulação de solo lunar, visando a autossuficiência das futuras bases lunares. 

Utilizando micorrizas e vermicomposto para melhorar as condições do regolito lunar, os cientistas observaram que o cultivo foi viável, com os micorrizas capturando metais pesados e o vermicomposto fornecendo nutrientes essenciais. 

Para evitar que a disponibilidade de amostras das missões Apollo fossem excedidas, o regolito lunar trazido por elas foi replicado o mais fielmente possível, sendo distribuído em vasos que continham entre 25 e 100% de poeira lunar misturada com vermicomposto. Metade dos cultivos foi protegido com os fungos, enquanto os outros tiveram que se defender sozinhos das toxinas.

O experimento revelou que a presença dos fungos foi crucial para a sobrevivência das plantas, especialmente quando combinadas com até 75% de solo lunar. Apesar dos desafios, como a presença de toxinas e a falta de nutrientes no regolito, o estudo oferece perspectivas promissoras para o cultivo de alimentos em bases lunares.


•  

Grande FM
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.