Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
19/09/2023 19h01min - Agricultura
6 meses atrás

Grão Direto e Microsoft promovem evento sobre o uso de tecnologias inovadoras no agro

Semeando Grãos para Colheita no Futuro Digital

Foto divulgação ► 
Fonte: Fonte Brasil 61



As empresas reuniram líderes do setor agrícola e de tecnologia para discutirem como a tecnologia já revoluciona e transformará a rotina de quem comercializa grãos no Brasil.

A Grão Direto em colaboração com a Microsoft e com o apoio da Teltec - empresa que fornece soluções, serviços e consultoria de tecnologia, realizaram um evento inovador na última terça-feira (12/09). Sob o tema "Semeando Grãos para Colheita no Futuro Digital", a conferência reuniu líderes do setor agro e tecnológico para discutir como a tecnologia é aplicada atualmente na jornada de venda e compra de grãos e como ela vem e continuará transformando  o cenário do agronegócio brasileiro.

O evento contou com uma série de palestras e debates que exploraram as tendências inovadoras mais recentes e suas aplicações na cadeia agrícola. Questões como inteligência artificial, blockchain, análise de dados, bem como tópicos vitais do setor agrícola, como barter digital e ESG (Ambiental, Social e Governança) estiveram em destaque. Além disso, abordou-se o tema da inovação e adoção de tecnologias em grandes empresas já consolidadas do setor. Diversos palestrantes de empresas globais, que já participam da transformação digital do agro, compartilharam suas experiências, resultados e visões sobre o mercado.

Mais de 60 representantes de empresas líderes no agronegócio e tecnologia estiveram presentes no evento, participando de uma discussão sobre as perspectivas que o futuro digital promete para o setor. Fred Marques, Co-fundador e CTO da Grão Direto, compartilhou sua visão durante o evento: "Estamos no ponto de virada da transformação digital. Dentro da porteira, o agro sempre foi muito tecnológico: vimos crescentes muito fortes de produtividade, de expansão de área com o uso de biotecnologia, genética e outras inovações. E, nos últimos anos, temos visto um crescimento exponencial da digitalização também fora da porteira, com grandes players envolvidos e engajados, demonstrando que de fato é que este o momento da revolução digital no agro."

Ronan Damasco, diretor Nacional de Tecnologia da Microsoft, também destacou a importância da interação entre o agronegócio e o setor de tecnologia no Brasil, afirmando que: “A tecnologia passou a ser indispensável. O uso da tecnologia no agro vem se expandindo e se intensificando nos últimos anos. Desde dentro da porteira, com a agricultura de precisão, e fora (da porteira) em operações financeiras, com o uso de tecnologias como blockchain para fazer tokenização e com os avanços que a inteligência artificial está trazendo.”

Com a digitalização, os produtores agora têm acesso imediato a informações sobre preços e compradores em todo o país, abrindo novas perspectivas e oportunidades de negócios. “Uma das principais vantagens que vemos, além da informação, é que antigamente o produtor tinha um acesso muito restrito, conhecia poucos preços e poucos compradores. E, quando falamos em mercado de grãos, não estamos falando de um preço que seja o mesmo no Brasil todo. Cada cidade está praticando um preço de soja e milho e essa era uma informação que não existia na palma da mão. Hoje, quando um produtor acessa o aplicativo, ele já tem a informação, além de encontrar compradores que estão no radar dele e não apenas na lista de contatos.” - completa Marques.

O evento teve seu final, mirando para o futuro, apresentando como poderá ser a rotina, com as tecnologias inovadoras presentes, de uma produtora e um comprador de grãos daqui a 3 anos. Além disso, foi divulgado o próximo evento que será realizado pela startup, em novembro deste ano, com o tema: Desvendando a Safra 2024.



•  

Brasil 61
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.