Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
23/03/2024 15h00min - Mato Grosso do Sul
3 semanas atrás

Governo precisa atualizar 76% da frota de carros novos para ser


imagem ilustrativa yandex  ► 
Fonte: Fonte Grande FM



Para modernizar o conjunto de veículos e promover a transição dos combustíveis fósseis para os biocombustíveis, o Governo de Mato Grosso do Sul necessita atualizar aproximadamente 76% dos automóveis oficiais. Isso implica em renovar uma frota em que a maioria dos veículos é relativamente nova. 

Conforme informações fornecidas pela própria administração estadual, 40% dos 5.480 veículos oficiais têm menos de 10 anos de fabricação, com 29% fabricados entre 2022 e 2021, e 11,15% datados de 2016.

Essa mudança representa uma das estratégias adotadas pela gestão atual para alcançar a meta de transformar Mato Grosso do Sul em um estado com neutralização de carbono até 2030. Atualmente, apenas 1.336 veículos estaduais são "flex", permitindo o abastecimento com etanol, um combustível mais ecológico e sustentável.

O secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Ricardo Senna, ressaltou que a proposta de modernização da frota está sendo debatida em um grupo interno dedicado ao projeto de transição energética, e que é crucial iniciar essa mudança.

"Sabemos que é necessário incentivar a mudança, abandonar os combustíveis fósseis, como o diesel, em favor dos combustíveis renováveis. O etanol sempre foi um biocombustível e é onde temos uma vantagem competitiva no Estado, com cerca de 21 usinas de bioenergia. Portanto, precisamos aproveitar esse potencial", destacou Senna.

Além dos veículos "flex", o secretário também apontou os carros elétricos ou híbridos como opções para modernizar a frota estadual.



•  

Grande FM
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.