Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
26/09/2023 19h00min - Saúde
9 meses atrás

Governo lança plano nacional de produção de insumos para o SUS

Objetivo do governo brasileiro é produzir 70% de todos os insumos em saúde utilizados no país em até dez anos

Imagem: WINDCOLORS/Shutterstock ► 
Fonte: Fonte Agência Brasil



O governo brasileiro quer passar a produzir 70% de todos os  Insumos em saúde utilizados no país através do SUS em até dez anos. A declaração foi dada pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, nesta terça-feira (26). O objetivo da medida é depender menos da produção estrangeira, um dos problemas escancarados pela pandemia de Covid-19.

Insumos para o SUS

A promessa do governo do Brasil ocorreu durante evento de lançamento de estratégias para o fortalecimento do Complexo Econômico e Industrial da Saúde. Ao todo, 11 ministérios estão envolvidos na ação, coordenada pelas pastas da Saúde e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, além de nove órgãos e instituições públicas.

"Os passos vão ser dados a partir de agora, retomando ações que começaram há 20 anos. Estão previstos investimentos de R$ 42,1 bilhões. Parte disso será no PAC [Programa de Aceleração do Crescimento], onde teremos investimentos nos laboratórios públicos, voltados para a Hemobrás, para quadruplicar a produção de vacinas, um grande instrumento para a saúde regularmente e para as situações de pandemia" comentou a ministra da saúde; Nísia Trindade.

Segundo a ministra, estão previstos no montante total cerca de R$ 23 bilhões de investimentos provenientes do setor privado, além de financiamentos por parte do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDS) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). 



•  

Agência Brasil
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.