Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
29/06/2023 10h30min - Economia
9 meses atrás

Governo federal aumenta tributos sobre gasolina e etanol a partir de hoje


Agência Brasil ► 
Fonte: Fonte Grande FM



A partir desta quinta-feira (29), os tributos federais sobre gasolina e etanol serão aumentados pelo governo federal, conforme informado pela Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom) e pelo Instituto Combustível Legal (ICL).

De acordo com a Abicom, haverá um acréscimo de R$ 0,34 por litro de gasolina e de R$ 0,22 por litro de etanol na tributação. Caso repassado, esse aumento resultará em um encarecimento do preço desses combustíveis.

Inicialmente, estava previsto que os tributos federais subiriam somente em 1º de julho, mas a Medida Provisória que determinava essa data para o aumento perdeu a validade nesta quarta-feira por não ter sido votada. Isso antecipou em dois dias o aumento dos tributos federais.

Com a retomada da cobrança integral dos impostos federais, a tributação total sobre a gasolina passará de 29% (valor atual) para 35,3% a partir desta quinta-feira. Em outras palavras, mais de um terço do preço da gasolina será composto por tributos estaduais e federais.

Já no caso do etanol, a carga tributária aumentará de 12,9% para 18,8%, conforme relatado pelo Instituto Combustível Legal (ICL), com base nos valores dos combustíveis em 17 de junho.

Os impostos federais sobre gasolina e etanol haviam sido zerados pelo ex-presidente Bolsonaro em junho de 2022 como medida para conter o aumento nos preços. 

Essa medida teria validade até 1º de janeiro, mas o presidente Lula prorrogou o prazo por mais dois meses, prazo que agora chega ao fim.



•  

Grande FM
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.