Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
26/03/2024 15h30min - Dourados
3 semanas atrás

Governo Federal acompanha projetos de acolhimento a imigrantes e refugiados em Dourados

É uma das cidades que mais tem contribuído para a interiorização dos imigrantes e refugiados no Brasil

Foto reprodução: Rodrigo Pirola/Prefeitura de Dourados ► 
Fonte: Fonte Prefeitura Municipal de Dourados



Dourados é uma das cidades que mais tem acolhido imigrantes nos últimos anos e a Prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social, desenvolve um importante trabalho de integração e socialização desses grupos, para promover melhores condições de vida, trabalho e estudo para em nossa comunidade. Nesta terça-feira (26/3), equipes do Governo Federal estão na cidade para discutir políticas públicas e imigração.

Representantes da OIM (Organização Internacional para as Migrações) e a ACNUR (Agência da ONU para Refugiados) participaram de uma reunião durante a manhã, com a secretária de Semas, Fabiana Baggio, que apresentou os trabalhos realizados no “Projeto Bienvenido”, um plano de ação destinado ao atendimento socioassistencial de imigrantes ou refugiados da Venezuela.

“Dourados tem por característica ser uma cidade acolhedora e se destaca com a quarta maior comunidade de imigrantes venezuelanos do Brasil. No “Bienvenido” realizamos diversas ações para interiorizar essas pessoas, como a regularização de documentos; atendimento técnico com psicóloga e assistência social; acompanhamento familiar e várias oficinas temáticas buscando a integração”, afirma a secretária.

A coordenadora de Serviços de Acolhimento na MDS – Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Niusarete Margarida Lima, conta que atualmente o Brasil recebe de 400 a 500 pessoas por dia na fronteira com a Venezuela, em Pacaraima (RR). Ao todo, cerca de 158 mil venezuelanos foram interiorizados no país, sendo Dourados uma das cidades que mais contribui com esse processo.

“Eu agradeço a secretaria por nos receber, estamos aqui no intuito de ver as ações que a cidade tem desenvolvido imigrantes e refugiados, por que Dourados é um dos municípios do Brasil que mais tem recebido essas pessoas, principalmente vindos da Venezuela. Nós temos essa parceria com a Semas e estamos aqui para contribuir para o fortalecimento dos entes federados, apoiar as equipes locais e garantir que estejam preparados para receber e acolher as pessoas. Estamos muito felizes com as ações aqui, obrigado a Semas por nos receber e, principalmente, obrigado aos douradenses por acolher essas pessoas que tanto precisam”, ressalta.

Durante a tarde a equipe realiza visita técnica aos projetos desempenhados em Dourados.

O Projeto Bienvenido conta com quatro equipes que atendem nos Cras (Centros de Referência de Assistência Social) Jóquei Clube, Guaicurus, Canaã I, Parque do Lago, Cachoeirinha, na Casa da Acolhida e no Núcleo do Projeto, na região central da cidade. Os atendimentos são de segunda a quarta-feira, das 7h às 13h. Para mais informações basta procurar o Cras da região pertencente ou o Núcleo do Projeto Bienvenido, na Casa dos Conselhos, à rua João Rosa Góes, n° 395, Centro.



•  

Prefeitura Municipal de Dourados
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.