Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
20/02/2025 18h30min - Economia
4 meses atrás

Governo destina R$ 3 bi para criação e expansão de centros de inovação


Reprodução: Agência Brasil/Cadu Gomes/VPR ► 
Fonte: Fonte Grande FM



O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) estão oferecendo R$ 3 bilhões para a implantação ou expansão de Centros de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PD&I) no Brasil. O lançamento da concorrência pública ocorreu em Campinas, São Paulo, com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin.

Os Centros de PD&I são locais que abrigam laboratórios, espaços de teste, desenvolvimento de produtos e pesquisas. Esses centros colaboram com universidades e outras instituições para impulsionar a inovação e o desenvolvimento tecnológico.

Os recursos serão distribuídos através de subvenções econômicas, incluindo empréstimos e participação acionária, para projetos cooperativos entre empresas e instituições tecnológicas. As propostas devem se alinhar às missões da Nova Indústria Brasil (NIB) e ter uma demanda mínima de crédito específica.

O vice-presidente Alckmin ressaltou a importância da inovação para a neoindustrialização do Brasil. Ele acredita que os centros de PD&I irão melhorar os produtos e processos das empresas, gerando emprego e renda no país.

O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, destacou que esses centros aumentam a competitividade e a diversificação da economia brasileira, enquanto o presidente da Finep, Celso Pansera, enfatizou a criação de empregos qualificados. No entanto, o Brasil ainda ocupa a 50ª posição no Índice Global de Inovação (IGI), mostrando que há espaço para melhorias.



•  


Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.