8 meses atrás
Governo de MS envia grupo para resgatar animais no Pantanal
Veterinários e biólogos do Grupo de Resgate Técnico Animal Cerrado-Pantanal (GRETAP) se deslocarão nesta quarta-feira (19) para o Pantanal Sul-mato-grossense, onde atuarão no resgate de animais e na dispersão.
Militares do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar Ambiental, brigadistas do Instituto Homem Pantaneiro (IHP) e membros do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) estão mobilizados, utilizando duas viaturas e barcos, para salvar animais afetados pelos incêndios no Pantanal. As equipes trabalharão em turnos, revezando-se a cada dez dias.
A ideia é espantar os animais no sentido de deslocá-los para longe do fogo, mantendo-os afastados das chamas e retirando-os de áreas de risco, prevenindo assim que sejam atingidos pelo incêndio.
Os animais afetados pelo fogo serão resgatados, receberão atendimento veterinário e posteriormente serão encaminhados para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS).
De acordo com Artur Falcette, secretário-executivo da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), os animais se movimentam para fugir do fogo, e a ideia é resgatá-los e acolhê-los.
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.