1 mês atrás
Governo aprova aumento da mistura de etanol na gasolina para evitar alta de preços

O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) aprovou, nesta quarta-feira (25), o aumento da mistura obrigatória de etanol na gasolina de 27% para 30%, e de biodiesel no diesel comum, de 14% para 15%.
A decisão foi tomada durante reunião no Ministério de Minas e Energia (MME), liderada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao lado do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e de outros ministros de Estado que compõem o colegiado.
As medidas têm como objetivo ajudar o Brasil a enfrentar possíveis altas no preço do petróleo, em razão do conflito militar entre Irã e Israel, segundo informações do g1. A iniciativa também amplia o uso de combustíveis renováveis produzidos no país, fortalecendo a produção nacional e contribuindo para a redução das emissões de poluentes e para o desenvolvimento econômico.
Durante o discurso, o ministro Alexandre Silveira destacou que, além de eliminar a necessidade de importações, a nova medida deve gerar um excedente exportável de cerca de 700 milhões de litros de gasolina por ano.
“Com este ato histórico, voltaremos a ser autossuficientes em gasolina após 15 anos e reduziremos a necessidade de importação de diesel. Isso é soberania energética”, afirmou o ministro.
Apenas com a transição do E27 para o E30, são esperados mais de R$ 10 bilhões em investimentos e a criação de mais de 50 mil postos de trabalho. De acordo com cálculos do MME, a mudança pode resultar em uma redução de até R$ 0,11 por litro no preço da gasolina. Já no caso do diesel, o impacto nos preços deverá ser nulo, segundo o governo.
A aprovação do B15 também trará impactos positivos e significativos para a economia e a sustentabilidade, além de reforçar o papel estratégico dos biocombustíveis na construção de uma matriz de transporte mais limpa e sustentável.
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.