10h atrás
Governo anuncia novo modelo de empréstimos para compra da casa própria

O governo federal anunciou uma nova linha de crédito habitacional voltada à classe média, com o objetivo de ampliar o acesso à casa própria e estimular o setor da construção civil.
Entre as principais mudanças, o valor máximo dos imóveis financiados pelo Sistema Financeiro da Habitação (SFH) passa de R$ 1,5 milhão para R$ 2,25 milhões. Além disso, a Caixa Econômica Federal voltará a financiar até 80% do valor do imóvel pelo Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) — antes, o limite era de 70%.
Segundo o ministro das Cidades, Jader Filho, as novas regras permitirão o financiamento de cerca de 80 mil imóveis com juros de até 12% ao ano, abaixo da taxa básica de 15%. A medida deve impulsionar o crédito, gerar empregos e fortalecer o mercado imobiliário.
O governo também ajustou a destinação dos recursos da poupança: agora, até 5% dos saldos aplicados poderão ser usados no crédito imobiliário, sendo deduzidos dos depósitos compulsórios do Banco Central. Essa mudança busca compensar a queda nos depósitos da poupança e garantir mais recursos para financiamentos habitacionais.
•