Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
16/02/2024 10h00min - Tecnologia
2 meses atrás

Google vai lançar campanha contra desinformação na Europa

A campanha vai rodar em cinco países da União Europeia (UE), revelou a Reuters; iniciativa antecede as eleições parlamentares

Foto reprodução: Agência Brasil ► 
Fonte: Fonte Grande FM



O Google se prepara para lançar uma campanha contra a desinformação em cinco países da União Europeia (UE), revelou a agência de notícias Reuters nesta sexta-feira (16). A campanha antecede as eleições parlamentares do bloco e da implementação de regras mais rígidas para o conteúdo online.

Em junho, os cidadãos da UE elegerão um novo Parlamento Europeu para aprovar políticas e leis na região. E a Lei de Serviços Digitais da Europa, que entra em vigor nesta semana, exigirá que grandes plataformas online e motores de busca combatam conteúdos ilegais e ameaças à segurança pública.

Entre março e junho, a Jigsaw, unidade interna do Google que opera para combater ameaças às sociedades, rodará diversos anúncios animados em plataformas como TikTok e YouTube em cinco países da UE: Bélgica, França, Alemanha, Itália e Polônia.

Com base em campanhas anteriores testadas na Alemanha e na Europa Central, a Jigsaw informou a agência de notícias que o novo projeto é uma oportunidade de alcançar cidadãos em países com alguns dos maiores números de eleitores da UE, utilizando a expertise local da empresa nessas regiões.

Os anúncios apresentarão técnicas chamadas de “prebunking”, desenvolvidas em parceria com pesquisadores das Universidades de Cambridge e Bristol. O objetivo é ajudar os espectadores a identificar conteúdos manipuladores. Quem assistir aos anúncios no YouTube, por exemplo, será convidado a preencher um breve questionário projetado para avaliar o que a pessoa aprendeu sobre desinformação.

"Gastamos tanto tempo tendo esses debates realmente polarizados. Nossa democracia está em jogo, e a temperatura só continua subindo. ‘Prebunking’ é a única técnica, pelo menos que eu tenha visto, que funciona igualmente eficaz em todo o espectro político."  -  Beth Goldberg, chefe de pesquisa da Jigsaw

Os anúncios da Jigsaw serão traduzidos para os 24 idiomas oficiais da UE, informou a empresa. A campanha durará pelo menos um mês, com a possibilidade de ser estendida com base no alcance e no desempenho. Os resultados da campanha, incluindo respostas à pesquisa e o número de pessoas alcançadas, devem ser publicados no segundo semestre deste ano.

*Informações Olhar Digital



•  

Grande FM
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.