Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
28/11/2023 08h30min - Tecnologia
6 meses atrás

Google anuncia iniciativas para ajudar cidades brasileiras em ações de combate à crise climática

Aempresa revelou tecnologias, como o projeto Green Light, que utiliza inteligência artificial para otimizar o tráfego urbano e reduzir as emissões de CO2

foto digulgação ► 
Fonte: Fonte Grande FM



Durante o evento “Sustentabilidade com o Google – Cidades”, realizado nesta quarta-feira (22) em São Paulo, o Google apresentou tecnologias e iniciativas da empresa para ajudar autoridades brasileiras, organizações e pessoas a tomar melhores decisões sobre sustentabilidade, reduzindo o impacto das grandes metrópoles no nosso planeta e usando a inovação para construir um futuro mais sustentável.

Como uma empresa AI-first desde 2016, o Google tem investido no desenvolvimento de soluções para apoiar a sociedade no combate às mudanças climáticas. “Por meio de tecnologias, como a inteligência artificial, queremos continuar conectando as pessoas a informações confiáveis e ajudar governos, parceiros e empresas a alcançarem suas próprias metas de sustentabilidade”, explica Fábio Coelho, presidente do Google Brasil. “Criar um futuro mais sustentável depende de uma ação conjunta de todos nós.”

Duas cidades brasileiras vão usar inteligência artificial do Google para otimizar semáforos, melhorando o fluxo de veículos, e fornecer dados a autoridades que vão contribuir com a redução da emissões de gases poluentes.Busca do Google passa a mostrar agora alertas para calor extremo, ajudando a população com informações e links úteis em regiões afetadas.Nova pesquisa sobre ESG (sigla em inglês para práticas ambientais, sociais e de governança das empresas) encomendada pelo Google mostra que mais brasileiros conhecem a sigla e valorizam empresas e marcas atuantes na área.Uma pesquisa encomendada pelo Google ao Boston Consulting Group (BCG) e divulgada esta semana mostra o potencial transformador que a inteligência artificial (IA) pode ter no combate às mudanças climáticas. Segundo o estudo, a IA pode ajudar a mitigar de 5 a 10% das emissões globais de gases com efeito de estufa até 2030 — o equivalente ao total de emissões anuais da União Europeia.O Google está desenvolvendo o projeto Green Light, que utiliza IA para otimizar os semáforos das cidades e melhorar o fluxo do trânsito, reduzindo as emissões de CO2. A cidade do Rio de Janeiro é a primeira na América Latina a participar do projeto, seguida por Campinas. Os resultados iniciais mostram uma redução nas paradas dos veículos e nas emissões nos cruzamentos. Além disso, o Google está colaborando com o Centro de Operações do Rio para identificar e medir as fontes de emissões de gases poluentes na cidade, utilizando o Environmental Insights Explorer. O Google também está fornecendo informações sobre enchentes e ondas de calor extremo, além de emitir alertas para ajudar a população a se proteger. A empresa também realizou uma pesquisa sobre a percepção dos brasileiros em relação às práticas ESG das empresas, mostrando que a conscientização sobre o tema está aumentando no país.



•  

Grande FM
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.