Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
29/09/2025 14h00min - Ciência
1h atrás

Gel cicatrizante feito com planta brasileira acelera cura de feridas em pacientes com câncer


Canva/Grande FM 92,1 ► 
Fonte: Fonte Grande FM



Pesquisadores da Unicamp desenvolveram um gel cicatrizante a partir da planta Fridericia chica, conhecida popularmente como “chica”. De coloração avermelhada, a espécie apresenta propriedades antioxidantes potentes, que aceleram significativamente o processo de cicatrização de feridas.

Originária da Amazônia e da Mata Atlântica, a Fridericia chica pode ser encontrada em diversas regiões do Brasil. Estudos indicam que sua ação é até duas vezes mais rápida do que o tratamento convencional com laser, utilizado para regeneração de tecidos.

O gel está sendo testado em pacientes com câncer, que frequentemente desenvolvem feridas na cavidade bucal devido à quimioterapia ou radioterapia. Essas lesões aumentam o risco de infecções graves, comprometem a qualidade de vida e podem prolongar o tempo de internação.

Os testes começaram no ano passado e os resultados têm surpreendido os pesquisadores. Em alguns casos, as feridas foram curadas em apenas dois dias, enquanto o tratamento com laser pode levar até 15 dias para apresentar resultados semelhantes.

Para produzir o gel, os cientistas coletaram folhas da planta em diferentes regiões do país e cultivaram sob condições controladas. Aquelas com maior teor de antocianinas — pigmento responsável pela cor vermelha — demonstraram os melhores efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios.

Além de acelerar a cicatrização, o gel mucoadesivo também possui efeito anestésico e sabor semelhante ao chá preto. A equipe agora busca parcerias com indústrias para ampliar a produção e encontrar fornecedores capazes de cultivar a planta em larga escala.



•  


Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.