5 meses atrás
Fumaça cinza volta a cobrir Corumbá devido a incêndio na área de adestramento da Marinha
Nesta segunda-feira (22), a área urbana de Corumbá foi novamente encoberta por uma densa fumaça cinza. Segundo o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul, a origem da fumaça está na área de adestramento da Marinha, localizada na região pantaneira conhecida como Rabicho, às margens do Rio Paraguai.
O foco do incêndio, que permanece ativo desde a semana passada, mobiliza 20 militares do Corpo de Bombeiros e uma equipe do PrevFogo, do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). As condições climáticas adversas, com temperaturas de até 35ºC, baixa umidade do ar e fortes rajadas de vento, complicam o combate às chamas. Para prevenir a propagação do fogo, os brigadistas estão criando aceiros (corredores sem vegetação) em fazendas próximas.
A Marinha também participa ativamente do combate aos incêndios no Pantanal, utilizando até mesmo navios para lançar água sobre as áreas afetadas. Além do incêndio na região do Rabicho, outros seis focos são monitorados e combatidos, conforme informou o Corpo de Bombeiros. Esses incêndios foram detectados por satélites e estão localizados nas regiões de Porto da Manga, Paiaguás e Maracangalha no Pantanal, além de áreas próximas aos municípios de Bonito e Coxim.
Equipes da Força Nacional, do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e brigadas voluntárias também estão colaborando no esforço de contenção dos incêndios, reforçando as ações de combate ao fogo na região.
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.