Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
05/03/2025 16h00min - Agricultura
4 meses atrás

Frota aeroagrícola cresce 7,21% em 2024


Foto reprodução: B Aegro ► 
Fonte: Fonte Agrolink



A frota aeroagrícola brasileira registrou um crescimento de 7,21% em 2024, segundo levantamento divulgado pelo Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag). 

De acordo com os dados do Sindag, o Mato Grosso segue liderando o ranking nacional, com 749 aviões agrícolas em operação. O Rio Grande do Sul aparece na segunda posição, com 385 aeronaves, seguido por São Paulo (320), Goiás (307) e Bahia (173). As demais 19 unidades da federação reúnem o restante da frota.

O Sindag  também destaca que 1.054 aeronaves são operadas diretamente por produtores rurais ou cooperativas (TPP), que utilizam aviões próprios para o manejo de suas lavouras. Outras 1.648 aeronaves pertencem a empresas aeroagrícolas (SAE), especializadas na prestação de serviços para o setor. Além disso, algumas poucas aeronaves são utilizadas por instituições de ensino e órgãos governamentais.

Outro dado relevante apontado pelo Sindag é a crescente adoção de combustíveis sustentáveis na aviação agrícola. Atualmente, cerca de um terço das aeronaves já são movidas a biocombustível. Além disso, o Brasil conta com 31 helicópteros destinados à aplicação de defensivos agrícolas e outras atividades aeroagrícolas.



•  


Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.