Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
22/07/2023 12h00min - Agricultura
8 meses atrás

Fortalecendo a gestão hídrica na América Latina

O objetivo é garantir um desenvolvimento sustentável

Foto reprodução: Canva/ Licença - Grande FM ► 
Fonte: Fonte Agrolink



O Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura ( IICA )  apresentou a iniciativa Água e Agricultura durante sua reunião do Comitê Executivo, visando enfrentar a crise hídrica que afeta a produtividade na América Latina e Caribe. Ministros de Agricultura e funcionários de 25 países apoiaram a iniciativa, destacando o papel do IICA como plataforma de intercâmbio e difusão de boas práticas agrícolas.

O projeto Água e Agricultura, proposto pelo IICA, busca melhorar a gestão integrada e eficiente do uso da água na agricultura, através de parcerias público-privadas nos países membros. O objetivo é garantir um desenvolvimento sustentável, inclusivo e resiliente, considerando os desafios das mudanças climáticas. O Diretor Geral do IICA, Manuel Otero, anunciou que em setembro convocará especialistas técnicos e representantes de organismos de financiamento para definir ações e metas concretas para a implementação da iniciativa.

“Pelo papel fundamental desempenhado pela América Latina e o Caribe para a segurança alimentar mundial, é urgente uma ação conjunta continental que melhore a gestão integrada e a eficiência do uso da água para a agricultura”, ressaltou Fernando Schwanke, Diretor de Projetos do IICA, que apresentou os detalhes da iniciativa.

O IICA propõe a iniciativa Água e Agricultura, que tem como objetivo promover o uso eficiente da água na agricultura e a geração de recursos hídricos por meio de quatro eixos de trabalho. O primeiro envolve a recuperação de solos degradados, restauração de florestas e divulgação de boas práticas agrícolas. O segundo busca melhorar a eficiência no uso da água através da inovação tecnológica.

O terceiro eixo da iniciativa Água e Agricultura está centrado na governança da água para a agricultura. Isso inclui fortalecer os mecanismos, ferramentas e capacidades relacionadas à governabilidade da água nas instituições e ministérios responsáveis por sua administração.

Além disso, a iniciativa visa promover investimentos na captação, armazenamento, distribuição e irrigação em propriedades agrícolas. Esse objetivo será alcançado através de um aprimoramento no planejamento, na alocação de recursos e na parceria público-privada para investimentos nos países participantes.



•  

Agrolink
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.