9 meses atrás
Fim do home office? Empresas estão exigindo volta aos escritórios

Com o fim da pandemia de Covid-19, o modelo de home office parece estar com os dias contados. Um levantamento do Flex Index revela que 32% das empresas dos EUA exigiram que os trabalhadores retornassem aos escritórios em tempo integral no quarto trimestre de 2024.
Após a crise sanitária, muitas empresas adotaram inicialmente um regime híbrido. No entanto, companhias, especialmente nos Estados Unidos, já indicaram uma tendência de retorno ao trabalho 100% presencial. Nos últimos dois trimestres, a porcentagem de empresas que determinaram o retorno presencial de três dias por semana aumentou de 19% para 28%. Isso é evidenciado pela diminuição do número de vagas de home office no LinkedIn.
Algumas empresas ainda acreditam no modelo remoto como uma forma de atrair novos talentos. O CIPD, órgão de recursos humanos do Reino Unido, indica que as companhias que adotam um modelo de trabalho híbrido geralmente avaliam positivamente o desempenho dos funcionários em home office.
Entre as empresas que estão abandonando o home office está a Amazon, que exigirá trabalho 100% presencial a partir deste mês. A Apple decidiu que os funcionários devem comparecer ao escritório pelo menos três vezes por semana, enquanto a Disney exige presença quatro vezes por semana. Outras empresas, como IBM, Meta, Dell e Zoom, também estão retornando gradualmente ao trabalho presencial.
O futuro do esquema de trabalho ainda é incerto, mas parece que o modelo 100% presencial deve prevalecer, pelo menos nas grandes empresas.
*Fonte: Olhar Digital
•