Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
05/02/2026 15h00min - Economia
1 dia atras

Fim da escala 6x1 pode tirar mais de 600 mil empregos e causar impacto de R$ 88 bilhões na economia, aponta estudo


Reprodução: Agência Brasil ► 
Fonte: Fonte Grande FM



Um estudo do Centro de Liderança Pública (CLP) aponta que o fim da escala de trabalho 6x1 (seis dias trabalhados e um de folga por semana) pode provocar a perda de mais de 600 mil empregos formais no Brasil.

Segundo a entidade, a redução da jornada tende a diminuir a produção das empresas e afetar o crescimento da economia. Os setores que mais sentiriam os efeitos seriam comércio, agropecuária e construção civil.

No comércio, a estimativa é de queda na produtividade e redução de cerca de 164 mil vagas. Na agropecuária, a perda pode chegar a 28 mil empregos, e na construção civil, a aproximadamente 45 mil postos de trabalho.

O levantamento também indica que, somando todos os setores, a produção do país pode cair em até 2%, e o impacto no Produto Interno Bruto (PIB) seria de cerca de 0,7%, o equivalente a R$ 88 bilhões.

De acordo com o CLP, se a mudança na jornada acontecer sem redução proporcional dos salários, o custo por hora trabalhada aumenta, o que pode levar empresas a cortar vagas, reduzir atividades ou repassar custos aos preços. A entidade cita ainda experiências internacionais, como a de Portugal, que registrou queda no emprego após a diminuição da carga semanal de trabalho.



•  


Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.