1 semana atrás
FIFA revela distribuição dos potes para o sorteio da Copa de 2026; Brasil aparece entre os cabeças de chave
A FIFA anunciou nesta quarta-feira (data não citada no texto original) a formação dos potes que serão utilizados no sorteio da Copa do Mundo de 2026, marcado para o dia 5 de dezembro. O evento definirá a composição dos 12 grupos do Mundial, que será sediado por Estados Unidos, Canadá e México.
A edição de 2026 marca uma mudança histórica: pela primeira vez o torneio contará com 48 seleções, organizadas em 12 grupos com quatro equipes cada. O calendário detalhado, contendo dias e horários dos confrontos, será divulgado em 6 de dezembro, logo após o sorteio.
O Brasil integra o Pote 1, ao lado dos anfitriões e das principais forças do ranking mundial. A distribuição completa ficou assim:
Pote 1: Canadá, México, EUA, Espanha, Argentina, França, Inglaterra, Brasil, Portugal, Holanda, Bélgica, Alemanha
Pote 2: Croácia, Marrocos, Colômbia, Uruguai, Suíça, Japão, Senegal, Irã, Coreia do Sul, Equador, Áustria, Austrália
Pote 3: Noruega, Panamá, Egito, Argélia, Escócia, Paraguai, Tunísia, Costa do Marfim, Uzbequistão, Catar, Arábia Saudita, África do Sul
Pote 4: Jordânia, Cabo Verde, Gana, Curaçau, Haiti, Nova Zelândia, vagas da repescagem europeia (A, B, C, D) e duas vagas do Torneio Classificatório da FIFA
Para manter o equilíbrio competitivo, a FIFA estabeleceu regras específicas para as seleções mais bem colocadas no ranking. Espanha e Argentina, líderes da lista, serão posicionadas em lados opostos da chave, evitando um confronto antes da final caso ambas avancem. O mesmo critério será aplicado para França e Inglaterra, terceiro e quarto lugares.
Com a divulgação dos potes, começa a contagem regressiva para a definição dos grupos e para a primeira Copa do Mundo com o novo formato expandido.
•

