4 dias atrás
Festival Internacional de Teatro volta a Dourados após seis anos

Depois de seis anos, o Festival Internacional de Teatro (FIT) está de volta a Dourados. De 18 a 27 de setembro, a cidade recebe companhias locais e nacionais, em uma programação totalmente gratuita que celebra também os 20 anos da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).
Considerado o maior evento de artes cênicas do Estado, o FIT terá espetáculos em praças, parques, espaços culturais e na própria universidade. Ao todo, serão 15 grupos teatrais de várias regiões do Brasil, além de oficinas, palestras e debates.
Para Gil Esper, coordenador de Cultura da UFGD, o retorno é simbólico. “A ausência do festival foi muito sentida. Retomá-lo agora, no ano em que a UFGD completa 20 anos, é reafirmar o papel da universidade como fomentadora de cultura e diversidade”, destaca.
Destaques da programação
Entre os destaques, estão montagens premiadas como “In On It”, dirigida por Enrique Diaz, “Neva”, da companhia Armazém (RJ), e “Tom na Fazenda”, dirigida por Rodrigo Portella. O festival também presta homenagem ao poeta Emmanuel Marinho, um dos idealizadores do FIT.
Outro ponto forte será “Tekoha – Ritual de Vida e Morte do Deus Pequeno”, do grupo Teatro Imaginário Maracangalha, que traz a temática indígena para o palco do Parque Rego D’Água.
Além da programação nacional, a Mostra Feito em Casa valoriza a produção local com espetáculos de companhias douradenses, como a Cia Theastai de Artes Cênicas, Produções 13 e Esboço Caótico.
O professor e curador do festival, Nill Amaral, explica que a edição busca unir tradição e inovação. “Recebemos 30 inscrições só da mostra local, o que mostra a vitalidade da cena de Dourados. Já os espetáculos nacionais trazem o que há de mais atual no teatro brasileiro”, afirma.
O encerramento do festival será no Parque do Ipês, no dia 27 de setembro. A noite começa às 19h com a Orquestra UFGD e termina às 22h com o show da cantora e compositora Letrux, conhecida por sua performance que mistura música e teatro.
Para facilitar o acesso do público, a UFGD vai oferecer transporte gratuito para os espetáculos realizados na Unidade 2 (Cidade Universitária), com saída da Reitoria (Unidade 1) e da Praça Antônio João.
•