1 mês atrás
Festival de Inverno movimenta turismo e lota hotéis em Bonito

Com 75% da rede hoteleira já reservada, Bonito se prepara para receber milhares de visitantes durante a 24ª edição do FIB (Festival de Inverno de Bonito), de 20 a 24 de agosto. A programação reúne grandes atrações nacionais, como Elba Ramalho, Titãs, Samuel Rosa, Jorge Aragão e a dupla Guilherme e Santiago, além de teatro, dança, exposições, gastronomia, oficinas e atividades para crianças.
Segundo o Observatório do Turismo de Bonito, a procura por hospedagem continua alta. O trade turístico estima que a edição deste ano terá um dos maiores fluxos de visitantes já registrados, impulsionada pela coincidência com o feriado prolongado de aniversário de Campo Grande, no dia 26 de agosto.
“A expectativa é a melhor possível, devemos ter um público recorde, movimentando todos os segmentos do turismo e fortalecendo a economia. O FIB é o nosso maior evento, já consolidado e crescendo a cada ano”, afirma Juliane Salvadori, vice-prefeita e secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico.
Tema e impacto - Com o tema “Da Terra Viva, Nossa Arte Vibra”, o FIB 2025 reforça a ligação entre cultura, sustentabilidade e ecoturismo, integrando comunidade e visitantes. Reconhecido como um dos principais eventos culturais de Mato Grosso do Sul, o festival atrai turistas de várias regiões do Brasil e do exterior.
Bonito oferece mais de sete mil leitos, distribuídos em hotéis, pousadas, hostels, áreas de camping e casas de temporada. Outra opção é se hospedar nas cidades vizinhas de Jardim e Bodoquena, a cerca de 60 km, que também fazem parte da Rota Turística da Serra da Bodoquena.
Para quem pretende visitar o destino no período, a recomendação é garantir não só a hospedagem, mas também os passeios, que têm acesso limitado e reservas feitas por meio de agências.
Pesquisa realizada pelo Observatório do Turismo durante o FIB 2024 mostrou que 68% dos turistas eram de Mato Grosso do Sul e 35,94% de Campo Grande. Mais de 75% permaneceram na cidade entre três e cinco dias, 66,3% se hospedaram na rede hoteleira e 55% visitaram atrativos turísticos, como grutas, balneários e cachoeiras.
•