3 semanas atrás
Festival de Inverno de Bonito 2025 transforma a cidade em palco de cultura, diversidade e inclusão

O Festival de Inverno de Bonito 2025 foi oficialmente aberto pelo Governo de Mato Grosso do Sul na quarta-feira (20), com mais de 130 atrações gratuitas previstas até domingo (24). A cerimônia de abertura contou com um cortejo musical da Orleans Jazz Band pelas ruas da cidade, apresentações de dança e a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes, que destacou a importância do evento para a democratização do acesso à cultura.
Na Praça da Liberdade, um flash mob surpreendeu o público e revelou o tema desta edição: “Bonito Flui”. A programação se espalha por diversos espaços da cidade, incluindo praças, escolas e quatro grandes palcos, além de áreas dedicadas à cultura infantil, saberes indígenas, literatura e universo geek. O festival busca envolver moradores e turistas em uma experiência cultural ampla e acessível.
A ministra Margareth Menezes ressaltou que o festival contempla diversas expressões artísticas e atende públicos de todas as idades, reforçando o papel da cultura como direito de todos os cidadãos. A abertura também reuniu secretários de cultura de diferentes estados, que participam do Fórum Nacional de Secretários e Secretárias de Cultura, realizado paralelamente ao FIB.
O diretor-presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Eduardo Mendes, destacou a proposta democrática e inclusivo do evento, que oferece atrações para todos os gostos e idades. Eles também enfatizaram o esforço coletivo de instituições e profissionais para tornar o evento possível, além do orgulho da cidade de Bonito em sediar um dos maiores eventos culturais do estado.
Até domingo, Bonito será palco de apresentações de música, dança, teatro, literatura, moda, artes visuais e gastronomia. Os palcos Sol, Águas, Futuro e Lua recebem artistas regionais e nacionais, como Elba Ramalho, que encerrou a primeira noite. O festival também promove ações de inclusão e sustentabilidade, como tradução em Libras, educação ambiental, gerenciamento de resíduos e plantio de mudas.
•