3 semanas atrás
Festival de cinema internacional em Portugal premia 24 filmes brasileiros
O Brasil conquistou 24 troféus na 10ª edição do Festival Internacional O Cubo de Cinema em Língua Portuguesa 2024, em Portugal. O Rio de Janeiro liderou com oito prêmios, seguido por São Paulo com seis; Goiás com três e Minas Gerais com dois. Ceará, Rio Grande do Norte e Pará tiveram uma vitória cada. Uma produção colaborativa entre Brasil e Alemanha também foi premiada.
As produções do Rio de Janeiro se destacaram, com "Rio, Negro" recebendo prêmios de melhor roteiro, direção e filme na categoria documentário. Outras obras premiadas incluem "O poético fim das mulheres que amei", "O Entardecer", "Mi Casa és Mi Casa", "Meu nome é Maalum" e "Cerne". O festival, que completou 10 anos, é um importante projeto independente de incentivo à produção audiovisual em língua portuguesa.
Fabiano Cafure, curador do festival, ressaltou que a celebração dos 10 anos do evento é um marco para a cultura entre os membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), apoiando a criação de conteúdos em língua portuguesa. Este ano, 32 filmes brasileiros, portugueses e uma produção com colaboração da Alemanha foram exibidos.
Destaques incluem prêmios de melhor figurino, fotografia, produção, trilha sonora, além de várias menções honrosas e categorias de atuação. O festival reafirma a importância do incentivo à produção audiovisual em língua portuguesa e o impacto cultural da iniciativa.
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.