3 anos atrás
Fertilizante é desenvolvido a partir de resíduos de tomate
Adubação verde
Resíduos de plantas de tomate podem ser reaproveitados em fertilizantes agrícolas? Sim pode. Mas como recuperar de forma otimizada os nutrientes e a energia dos resíduos vegetais? Essa questão está no centro do projeto de pesquisa da fabricante belga Anorel, especialista em fertilizantes solúveis em água.
Como os preços dos fertilizantes dispararam nos últimos anos, o produto é uma alternativa mais econômica para o setor, além do mercado ter demanda crescente por fertilizantes verdes, explicam os proprietários. A adubação verde é uma prática agrícola que consiste no uso de certas plantas que são capazes de reciclar os nutrientes presentes em camadas profundas do solo, tornando o solo mais fértil e mais produtivo.
A empresa em parceria com a Gent University da Bélgica, escolheram os resíduos de tomate como matéria-prima do produto. A Bélgica e a Holanda usam cerca de 2.400 hectares para o cultivo de tomate quase exclusivamente de forma hidropônica. Além disso, a absorção de metais pesados ou outros contaminantes podem ser excluídas, uma vez que as plantas não são cultivadas em pleno solo.
Fonte: Agrolink
•

