2 meses atrás
Ferrovia Brasil-Peru transforma Rondônia em nova rota estratégica rumo ao mercado asiático

Acordo assinado entre Brasil e China no dia 7 de julho de 2025 marca o início de uma nova fase para a logística nacional, com a construção da ferrovia intercontinental que conectará os dois países via Peru. A nova rota deve transformar Rondônia em um dos principais polos exportadores do país, com destaque para produtos como soja, milho, algodão, couro, pescado e carne bovina. A ferrovia promete reduzir o “custo Brasil” e facilitar o acesso ao mercado asiático, especialmente o chinês.
A linha ferroviária começará na Bahia e percorrerá estados estratégicos como Goiás, Mato Grosso, Rondônia e Acre até chegar ao porto de Chancay, no Peru. A expectativa é que essa infraestrutura aumente a eficiência no escoamento da produção agropecuária, atualmente dependente da BR-364. O transporte ferroviário será mais rápido e menos oneroso, o que deve ampliar áreas de plantio e criação e consolidar a posição de Rondônia no comércio internacional.
Além de impulsionar o agronegócio, a ferrovia deve gerar empregos em municípios como Vilhena, Cacoal, Jaru, Ariquemes e Porto Velho, onde estão previstos terminais de parada e centros logísticos. Segundo o governo, estudos de viabilidade ainda em 2025 definirão os custos finais da obra, que tem duração inicial de cinco anos e pode ser prorrogada. A tendência é que novas oportunidades surjam também com a possível formação de núcleos urbanos ao longo da ferrovia.
Além de impulsionar o agronegócio, a ferrovia deve gerar empregos em municípios como Vilhena, Cacoal, Jaru, Ariquemes e Porto Velho, onde estão previstos terminais de parada e centros logísticos. Segundo o governo, estudos de viabilidade ainda em 2025 definirão os custos finais da obra, que tem duração inicial de cinco anos e pode ser prorrogada. A tendência é que novas oportunidades surjam também com a possível formação de núcleos urbanos ao longo da ferrovia.
O projeto integra uma estratégia de desenvolvimento sustentável com foco na conexão de ferrovias, hidrovias e rodovias. Segundo o secretário nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Ribeiro, o cenário atual é mais favorável que iniciativas anteriores e reforça a parceria de longo prazo entre os dois países. Com isso, Rondônia se consolida como protagonista em uma nova rota de exportação entre América do Sul e Ásia.
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