Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
19/09/2023 14h00min - Cultura
6 meses atrás

Fernanda Montenegro narra trechos de cartas de Van Gogh em maior exposição imersiva mundial sobre o pintor holandês


Foto: Divulgação/Blast Entertainment ► 
Fonte: Fonte Grande FM



Após grande sucesso, Van Gogh retorna a São Paulo em nova exposição imersiva com tecnologia inédita no Shopping Lar Center, na Zona Norte.

Com primeira temporada de grande sucesso na exposição “Beyond Van Gogh”, por onde passaram mais de 380 mil pessoas, a nova exposição Van Gogh Live 8k chega a São Paulo após estreia no Rio de Janeiro e passagem por Goiânia, Fortaleza e Recife, reunindo um público de mais de 1 milhão de pessoas.

Exposição utiliza tecnologia inédita para mostras do gênero 

A partir de 15 de setembro, o público poderá conhecer essa nova experiência em um espaço de 2800m² no estacionamento do Lar Center, que traz pela primeira vez o formato de exposições que têm sido um fenômeno nacional para a Zona Norte de São Paulo, apoiando a democratização do acesso a arte e experiências na cidade. 

Em novo formato, a exposição utiliza tecnologia inédita para mostras do gênero, serão 40 projetores para criar, com 480 mil lumens (480K), mais de 45 minutos inéditos de projeções com resolução 8K.

Realizada pela Blast Entertainment, a exposição apresenta qualidade que permite ao público observar as pinceladas e cores características do pintor holandês numa experiência imersiva por dentro das obras.

Trechos das cartas trocadas entre Van Gogh e seu irmão são lidar por Fernanda Montenegro

A mostra reúne ainda textos ilustrativos retirados de cartas originais do pintor, e uma trilha sonora também criada especialmente a exposição, com músicas de Debussy, Ravel, Bach, O’Halloran, Pink Floyd e Três na Bossa, entre outros.

Os visitantes encontrarão cinco ambientes, além do salão principal, sendo eles o café-teatro temático, uma loja com produtos especialmente customizados, uma sala educacional, um campo de girassóis e uma antessala imersiva, onde um rosto em 3D do pintor é formado a partir de seus autorretratos.

A experiência fica completa com a participação da consagrada atriz Fernada Montenegro , que empresta sua voz Joanna Van Gogh em leitura de cartas trocadas entre o pintor e seu irmão. A leitura poderá ser ouvida na exposição.

Vincent Van Gogh

O holandês Vincent Van Gogh (30 de março de 1853 – 29 de julho de 1890) é considerado um dos maiores pintores da história, mas teve pouco sucesso durante sua vida.

Todo o seu trabalho – cerca de 900 pinturas e 1100 desenhos – foi produzido durante um período de apenas 10 anos, antes de sucumbir à doença mental, possivelmente transtorno bipolar.

Sua fama cresceu rapidamente após sua morte, especialmente após uma grande retrospectiva de sua obra em Paris, em 17 de março de 1901, organizada por sua cunhada Joanna Van Gogh, viúva de seu irmão Theo, que herdou as telas do mestre.

Várias de suas obras estão atualmente entre as mais admiradas e caras do mundo, como o Quarto em Arles (1888), Noite Estrelada (1889), Lírios (1889), Os Girassóis (1889), o Autorretrato (1889), Terraço do Café na Praça do Fórum (1888) e o Campo de Trigo com Corvos (1890), entre muitas outras.

Apesar de uma carreira e de uma vida curta, marcada por tropeços e desilusões, Vincent Van Gogh criou uma obra tão deslumbrante que com o passar dos anos sua importância e magnitude o transformaram em um verdadeiro patrimônio da história mundial das artes plásticas.



•  

Grande FM
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.