Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
29/03/2024 09h30min - Turismo
3 semanas atrás

Feriado da Semana Santa movimenta mais de 2,2 milhão de viajantes pelo país


canva ► 
Fonte: Fonte Grande FM



O feriado da Semana Santa deste ano promete levar turistas de todo o Brasil a destinos nacionais desde ontem quinta-feira (28.03), seja em busca de atividades religiosas ligadas à data ou apenas para descansar. Segundo um levantamento feito pelo Ministério do Turismo, a partir de informações das principais concessionárias aéreas do país, a estimativa é que mais de 2,2 milhão de passageiros circulem pelos aeroportos do país.

O Aeroporto de Guarulhos (SP) registra a maior previsão de movimento: aproximadamente 535 mil passageiros em voos nacionais e internacionais entre os dias 28 de março e 1º de abril. Já nos 17 aeroportos operados pela Aena, mais de 3,3 mil voos estão previstos para a Páscoa, com mais de 503 mil assentos ofertados.

No Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro (RJ), são esperados 242 mil passageiros, envolvendo 162 mil voos domésticos e 80 mil internacionais. O fluxo de viajantes no local é 98% maior que em 2023 e representa um aumento de 6% na comparação com 2019 (pré-pandemia).

Em Campinas (SP), 248 mil passageiros transitarão no Aeroporto de Viracopos entre 28 de março e 02 de abril. Os dias de maior movimento contado da data de ontem (28.03), com 44 mil pessoas; a segunda-feira (1º de abril), com 53,3 mil, e a terça-feira (02.04), com 47,2 mil turistas embarcando ou desembarcando.

Já o Aeroporto Internacional de Brasília (DF) estima a circulação de 175 mil passageiros. Para o período, estão previstos cerca de 1.300 pousos e decolagens. A grande maioria dos voos na capital federal tem como destino as regiões Sudeste e Nordeste do país, sendo São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Salvador (BA) e Recife (PE) as localidades mais procuradas.

Aeroportos gerenciados pela concessionária CCR, por sua vez, devem receber aproximadamente 230 mil passageiros, o que representa um crescimento de 29% na comparação com o mesmo período do ano passado.

O Aeroporto Internacional de Curitiba (PR) deve apresentar o maior número de embarques e desembarques (65 mil), seguido pelos terminais de Goiânia-GO (35 mil), Navegantes-SC (27 mil), Foz do Iguaçu-PR (24 mil) e São Luís-MA (17 mil).

Boletim - O Ministério do Turismo dispõe de um boletim com informações sobre o turismo religioso no país. O documento possui informações qualificadas e detalhadas sobre o segmento, além do mapeamento no Brasil, com informações por Unidade da Federação sobre os principais destinos brasileiros, seus atrativos, principais eventos a cada mês do ano, assim como as religiões relacionadas a essas práticas e espaços sagrados.

Outros destinos - O site de hospedagens Airbnb divulgou uma pesquisa revelando os principais destinos buscados durante a Páscoa. De acordo com a plataforma, houve um aumento de quase 90% nas reservas por viagens não urbanas no período.

Os dois principais destinos nacionais que figuram entre as tendências no Airbnb são cidades do Rio Grande do Sul, seguidas por municípios do Rio de Janeiro e de São Paulo. Garopaba, no litoral sul de Santa Catarina, também integra a lista, assim como Salvador (BA), Brasília (DF), Curitiba (PR), Ouro Preto (MG) e Rio das Ostras (RJ).



•  

Grande FM
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.