Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
22/03/2024 09h30min - Brasil
4 meses atrás

Falta de acesso à água potável atinge 33 milhões de pessoas no Brasil

Dia 22 de março, o Dia Mundial da Água foi instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1992, durante a Eco-92.

Canva/Grande FM ► 
Fonte: Fonte Grande FM



A Secretaria de Saúde destaca a importância da qualidade da água em meio a um cenário global de preocupação com a emergência climática. 

A Agência Nacional das Águas (ANA) alertou para a gravidade da situação, enquanto a ONU definiu o tema para o Dia Mundial da Água de 2024 como 'Água para a Paz', reconhecendo-a como um elemento essencial para a segurança e a estabilidade mundial.

A escassez de água é identificada como um desencadeador de conflitos sociais, afetando especialmente as populações mais vulneráveis. Isso impacta não apenas o acesso à água potável, mas também questões de saneamento básico, produção de alimentos e saúde pública.

No contexto específico de Mato Grosso do Sul, a Secretaria de Estado de Saúde desempenha um papel crucial na garantia da qualidade da água para consumo humano.

 Por meio do programa Vigiagua (Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano) , são realizadas ações para monitorar e garantir a segurança dos sistemas de abastecimento de água em todos os 79 municípios do estado.

Gabriela Conzolino, gerente de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano, destaca a importância do programa ao possibilitar uma avaliação dos riscos à saúde representados pela água consumida. Além disso, são implementadas intervenções para manter e recuperar as condições ideais de segurança da água.

Neste Dia Mundial da Água, a Secretaria de Saúde reafirma seu compromisso com a população, assegurando a qualidade da água para todos os cidadãos do estado. Destaca-se a necessidade contínua de conscientização e cuidado com a preservação e o uso responsável desse recurso fundamental para um futuro sustentável e saudável."



•  

Grande FM
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.