Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
09/10/2023 09h00min - Geral
5 meses atrás

FAB Inicia Operação de Repatriação de Brasileiros em Conflito em Israel e na Palestina


Agência Brasil ► 
Fonte: Fonte Grande FM



Neste domingo ( 8 ) a Força Aérea Brasileira (FAB) declarou o início de uma operação destinada a repatriar cidadãos brasileiros que se encontram na região de conflito entre Israel e a Palestina. O Ministério das Relações Exteriores, em comunicado subsequente, especificou que os voos da FAB têm como foco principal trazer de volta ao Brasil os brasileiros residentes no país.

Um avião do tipo KC-30, com capacidade para acomodar 230 passageiros, partirá ainda hoje, de Natal (RN), em direção à Itália. Este avião ficará à espera de instruções para buscar os brasileiros na região do Oriente Médio e transportá-los de volta ao território brasileiro.

O comandante da Aeronáutica, brigadeiro Marcelo Damasceno, mencionou que ainda não há confirmação sobre a data da primeira decolagem, que pode ocorrer na

 segunda-feira ( 9 ), ou na terça-feira ( 10 ), dependendo da elaboração da lista de passageiros que desejam retornar ao Brasil. Ele destacou que essa operação está sendo coordenada em colaboração com as embaixadas brasileiras na região.

Além disso, existe a expectativa de que as operações no Aeroporto Ben-Gurion, o principal aeroporto em Israel, voltem ao funcionamento normal, o que possibilitaria que os brasileiros saíssem do país por meio de voos comerciais, sem a necessidade de assistência do governo.

O governo está considerando também outros aeroportos, além do localizado próximo a Tel Aviv, para repatriar brasileiros que não estejam em Israel ou que possam enfrentar riscos ao tentar chegar à capital israelense.

Outro objetivo do governo é elaborar um plano de evacuação para os brasileiros que desejam deixar a Faixa de Gaza ou a Cisjordânia.

O comandante Damasceno informou que a lista de passageiros deverá ser finalizada na manhã de segunda-feira, no horário de Brasília. Os voos podem partir já na segunda-feira, de preferência no turno da tarde, saindo da região do Oriente Médio.



•  

Grande FM
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.