8 meses atrás
Exportações de peixes de cultivo crescem 48%
Cenário evidencia um setor em crescimento
A piscicultura brasileira teve um início de ano promissor com um aumento significativo nas exportações de peixes de cultivo em comparação com o primeiro trimestre de 2023. Entre janeiro e março de 2024, houve um crescimento expressivo de 20% no volume de embarques, totalizando 2.085 toneladas, e um aumento de 48% no faturamento, atingindo US$ 8,7 milhões.
O presidente executivo da Associação Brasileira da Piscicultura, Francisco Medeiros, destaca que este resultado representa um setor em crescimento, ressaltando o aumento na produção de peixes de cultivo nos últimos anos. Apesar de as exportações ainda representarem uma parcela pequena, Medeiros ressalta o potencial de crescimento do setor.
“Viemos de um ano com bom crescimento das exportações e iniciamos 2024 com o resultado ainda melhor, aumentando quase que em 50% em receita nos três primeiros meses de 2023. Esse cenário evidencia um setor em crescimento. Em dez anos, saltamos de 638 mil toneladas/ano produzidas de peixes de cultivo para atingir 887 mil t em 2023. As exportações ainda representam pouco, mas o potencial é gigante”, destaca.
O Informativo do Comércio Exterior da Piscicultura destaca o aumento das exportações no 1º trimestre deste ano, atingindo o maior volume desde 2020, com destaque para a tilápia, que representa 95% das exportações. O filé fresco ou refrigerado corresponde a 65% do valor exportado, totalizando US$ 5,6 milhões. Os Estados Unidos continuam sendo o principal destino, seguidos por China, Japão, Colômbia e Canadá. O Paraná lidera as exportações de tilápia, seguido por São Paulo e Bahia.
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.