Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
13/05/2024 10h30min - Dourados
2 semanas atrás

Expoagro: Integração entre soja e abelhas abriu Simpósio da Agricultura hoje.


Foto reprodução: Embrapa ► 
Fonte: Fonte Grande FM



A integração entre soja e abelhas está sendo o tema de abertura do Simpósio da Agricultura, realizado nesta segunda-feira, dia 13 de maio, que começou às 7h30 e vai até às 16h, no auditório do Sindicato Rural de Dourados, durante a 58ª ExpoAgro. O Simpósio é organizado pelo Sindicato Rural de Dourados e pelo Grupo de Plantio Direto na Palha, com o apoio da Embrapa.

O pesquisador Décio Gazzoni, da Embrapa Soja, fez a palestra de abertura do evento às 8h, onde abordou os resultados de pesquisa que mostram ser possível a convivência harmônica entre sojicultura e apicultura, com vantagens para ambas as atividades. 

Segundo o pesquisador, a florada da soja pode ser usada como pasto apícola, pelos criadores de abelhas, especialmente de Apis melífera a abelha africanizada), em períodos de pouca disponibilidade de alimento. 

Dentro dessa temática, a engenheira agrônoma e proprietária da GeoApis Elaine Basso, irá abordar os principais conceitos e práticas do Programa de Manejo de Pragas da Soja e como a sua adoção pode favorecer as boas práticas na produção de soja, com ênfase positiva na integração com apicultura. Na sequência, estão previstos depoimentos de agricultores e apicultores para abordar os desafios e as potencialidades dessas atividades.

O Simpósio contará ainda com outras temáticas como Rotação de culturas, Diversificação de culturas e estrutura do solo, Biofertizantes, Irrigação e Sustentabilidade, Culturas para safrinha em Mato Grosso do Sul, assim como Corretivos de acidez do solo.



•  

Grande FM
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.