4 semanas atrás
Expectativa de vida global continua a aumentar mesmo com previsões de queda populacional

A população mundial, atualmente em 8 bilhões de pessoas, não manterá o ritmo de crescimento para sempre. Países europeus já enfrentam problemas de envelhecimento populacional e baixa taxa de natalidade, enquanto a China, outrora símbolo do crescimento populacional, está vendo uma situação oposta. A Índia e alguns países africanos, como a Nigéria, ainda ajudam a manter o crescimento, mas isso deve mudar em breve, segundo a ONU.
Estudos indicam que o pico populacional será de 10,3 bilhões até 2100, após o qual a população começará a diminuir. Dez anos atrás, acreditava-se que o auge seria de mais de 12 bilhões. O relatório "Perspectivas da População Mundial em 2024" da ONU sugere que a década de 2080 será decisiva para o futuro da humanidade.
Atualmente, 63 nações, incluindo Alemanha e Rússia, já atingiram seu pico populacional, e outros 48 países, como Brasil, Turquia e Irã, deverão alcançá-lo entre 2025 e 2054. Após 2054, 126 países continuarão crescendo, como Estados Unidos, Indonésia e Paquistão. Algumas nações, como Somália, Níger e Angola, devem dobrar de população nos próximos 30 anos.
Mesmo com a previsão de queda populacional a partir de 2080, a expectativa de vida global está aumentando. Desde a pandemia da COVID-19, ela subiu de 70,9 anos para 73,3 anos em 2024. Mais da metade das mortes globais ocorrerão aos 80 anos ou mais até o final da década de 2050.
A ONU ressalta que as previsões são baseadas no cenário atual e podem mudar com fatores como crises econômicas e pandemias. Assim como o relatório deste ano mudou as perspectivas em relação ao anterior, futuros documentos podem trazer novas mudanças.
Por fim, é crucial entender que o relatório é uma atualização das perspectivas e futuras mudanças poderão ocorrer conforme novos dados e acontecimentos surgirem. As previsões indicam uma possível queda populacional, mas a expectativa de vida e os avanços tecnológicos continuarão influenciando o cenário global.
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.