Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
27/06/2023 20h00min - Mato Grosso do Sul
9 meses atrás

Ex-presidente da ALEMS lança livro de memórias sul-mato-grossenses

A obra aborda histórias e ambientes vividos pelo ex-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, autor explicou que o livro é gratuito.

Foto: Glaucia Jandre e Luciana Nassar ► 
Fonte: Fonte Tribuna Ms



Os bastidores de muitas histórias que possibilitaram o nascimento, o crescimento e o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul. O enredo da vida do então deputado constituinte e ex-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), Walter Carneiro, contado no livro: “Um Benedito Guaicuru... de Caneta, Chapa e Cruz... Maltino”. A obra escrita pelo jornalista Edson Moraes foi lançada na manhã desta terça-feira (27), no saguão do Parlamento Estadual.

A solenidade foi marcada pela presença dos deputados estaduais, ex-parlamentares, familiares e amigos de Walter Carneiro. “É um momento especial, pois há muito tempo sonhamos com a publicação deste livro. Edson Moraes pesquisou minha vida a fundo, desde a faculdade até o início da minha vida pública. Hoje, coroamos essa missão, com a sensação de dever cumprido e na certeza de que eu faria tudo de novo”, disse o ex-deputado.

Para o presidente Gerson Claro (PP), a obra é uma homenagem ao Estado de Mato Grosso do Sul e à Assembleia Legislativa. “Registrar nossa história é excepcional. Walter Carneiro foi um parlamentar aguerrido e comprometido com o povo sul-mato-grossense. Cada político procura impor seus pensamentos e a Casa do Povo é o lugar em que se respeitam os pensamentos e a opinião individual. Essa é a essência do Parlamento e Walter Carneiro foi um exemplo de pessoa pública que passou por aqui”, destacou Gerson.   

A obra contém 150 páginas, reúne várias entrevistas e foi elaborada também a partir de consultas a arquivos oficiais e pessoais. Edson Moraes ouviu antigos amigos, jornalistas  e servidores da ALEMS para traçar o perfil do político, numa combinação da trajetória do cuiabano com a ascensão de Mato Grosso do Sul. “Vivemos num País em que a memória muitas vezes é sacrificada, então precisamos preservar informações, independentemente de ideologias. Escrevi o livro de um homem público de formação ideológica de direita e conservador e eu tenho a linha de esquerda, isso não impediu que eu exercesse minha profissão com isenção e, ao mesmo tempo, com o experimento da democracia, no seu melhor momento, que é a convivência entre divergentes”, afirmou o autor.

O prefácio e a apresentação foram feitas pelo advogado Cleomenes Nunes da Cunha, último deputado a presidir a Assembleia Legislativa do Mato Grosso uno. “Ao folhear esse livro que, traçando a trajetória vitoriosa de Walter Carneiro, serve igualmente como repositório de fatos da história do nosso Estado. Mais que participante, ele foi verdadeiramente ator em todo esse contexto”, falou Cleomenes.

Nascido em Cuiabá, em 14 de fevereiro de 1942, Walter Benedito Carneiro é casado com Elizete Vieira Carneiro, tem quatro filhos e seis netos. Exerceu dois mandatos na Câmara de Vereadores de Dourados, entre os anos de 1973 a 1978. Na ALEMS, foi eleito deputado constituinte em 1979 a 1983 e deputado estadual nas segunda e terceira legislaturas (1983 a 1987 e 1987/1991). Durante a segunda legislatura, foi eleito presidente da Mesa Diretora.

Interessados no livro "Um Benedito Guaicuru... de Caneta, Chapa e Cruz... Maltino” podem ligar no telefone (67) 99985-6065. O autor explicou que o livro é gratuito, porém, quem quiser contribuir poderá destinar qualquer valor à Igreja São Benedito. 



•  

Tribuna Ms
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.