Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
02/05/2024 11h00min - Geral
2 meses atrás

Evento do G20 em São Paulo propõe ações de combate à desinformação


Foto divulgação: Audiovisual G20 Brasil ► 
Fonte: Fonte Grande FM



Autoridades nacionais e internacionais se reúnem nesta quarta-feira (1º), para discutir a importância do acesso à informação de qualidade como um bem público em evento realizado em São Paulo. Organizado pelo Grupo de Trabalho de Economia Digital do G20, o seminário abordou temas como o combate à desinformação e aos discursos de ódio, especialmente no ambiente digital. Representantes de cerca de 50 países participaram do encontro.

Durante a abertura do evento, a subsecretária-geral de Comunicações Globais da ONU, Melissa Fleming, expressou preocupação com a disseminação global e sofisticada de conteúdos de ódio e desinformação. Ela destacou que até mesmo a ONU é alvo de campanhas organizadas de desinformação, alertando para a ameaça que tais práticas representam para as instituições públicas e a democracia.

O diretor-geral adjunto de Comunicação e Informação da Unesco, Tawfik Jelassi, enfatizou a necessidade de tratar o acesso à informação de qualidade como um bem público e discutiu iniciativas para promover e proteger esse conceito. Ele também alertou para os desafios e riscos trazidos pelas plataformas digitais, especialmente durante processos eleitorais, quando a desinformação pode influenciar os eleitores e afetar a democracia.

O ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom) do Brasil, Paulo Pimenta, destacou as ações do governo brasileiro para combater a desinformação e fortalecer o acesso à informação de qualidade. Ele ressaltou a importância do jornalismo público, comunitário e privado, além da necessidade de regulamentação democrática das plataformas digitais para garantir um ambiente online livre de conteúdos ilegais.

Pimenta também mencionou o lançamento da estratégia nacional de educação midiática e uma campanha contra a desinformação e o discurso de ódio na internet. Esta é a primeira vez que o tema da integridade da informação é pautado em um evento do G20, presidido pelo Brasil neste ano, o que demonstra o reconhecimento dos impactos significativos da desinformação e dos discursos de ódio.



•  

Grande FM
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.