Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
16/05/2025 13h00min - Ciência
1 mês atrás

Estudo revela que Brasil tem a maior diversidade genética do mundo


Canva ► 
Fonte: Fonte Grande FM



Um estudo publicado na revista Science revelou que o Brasil possui a maior diversidade genética já registrada no mundo, resultado da miscigenação ao longo de cinco séculos entre indígenas, africanos, europeus, asiáticos e árabes. A pesquisa sequenciou o genoma completo de 2,7 mil brasileiros, abrangendo diferentes regiões e comunidades urbanas, rurais e indígenas, criando um mapa detalhado da ancestralidade nacional.

Os dados mostram que, em média, os brasileiros têm 60% de ancestralidade europeia, 27% africana e 13% indígena, com variações regionais: o Norte concentra maior influência indígena, o Nordeste apresenta forte presença africana e o Sul tem predominância europeia. Além disso, a análise dos cromossomos Y e das mitocôndrias revela uma assimetria histórica causada pela colonização, evidenciando a violência sofrida por mulheres indígenas e africanas.

Além de seu impacto histórico e sociocultural, o estudo tem um grande potencial na medicina. Foram identificadas 8,7 milhões de variações genéticas, incluindo 36 mil ligadas a doenças como hipertensão, obesidade e tuberculose. Essas descobertas podem contribuir para tratamentos mais eficazes adaptados à realidade brasileira, promovendo avanços na saúde pública.

A pesquisa faz parte do projeto DNA do Brasil, que pretende sequenciar o genoma completo de 100 mil brasileiros até 2030, integrando essas informações à medicina de precisão e ampliando o acesso a diagnósticos e cuidados de saúde mais personalizados. Para os cientistas, o estudo representa um passo fundamental na valorização da diversidade genética do País e na reparação de desigualdades históricas.

Os cientistas descobriram que alguns genes ajudam certos grupos de brasileiros a ter uma saúde melhor e a se adaptar ao ambiente. Isso inclui genes que aumentam a fertilidade, fortalecem o sistema imunológico e melhoram o funcionamento do corpo. Com o passar do tempo, essas características podem ter sido transmitidas de geração em geração, tornando a população mais resistente às condições do país.



•  


Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.