Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
07/07/2023 11h00min - Agricultura
8 meses atrás

Estudo destaca a importância da soja para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul


 ► 
Fonte: Fonte Grande FM



Um estudo divulgado pelo Departamento Técnico da Famasul, na manhã desta quinta-feira ( 6 ), destacou a importância do cultivo de soja para o sistema agroindustrial, comércio exterior e desenvolvimento socioeconômico de Mato Grosso do Sul .

De acordo com a pesquisa, os municípios que apresentam maior produção de soja são exatamente aqueles com índices mais altos de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Nesta safra 2022-23, a produção total de soja alcançou 15 milhões de toneladas .

O estudo, intitulado "A importância do setor do complexo soja para a economia de MS", confirma que a economia do estado está cada vez mais impulsionada por esse cultivo, demonstrando que o setor agropecuário está profundamente enraizado na história de Mato Grosso do Sul. O cálculo do IDH é baseado na média dos indicadores avaliados, como renda, escolarização e expectativa de vida.

Municípios como Maracaju, Ponta Porã, Sidrolândia e Dourados se destacam tanto por apresentarem altos IDHs quanto por estarem entre os 10 maiores produtores de soja, isso sugere uma correlação entre a produção de soja e o desenvolvimento socioeconômico. Essa relação geralmente se deve aos bons resultados obtidos nas plantações desses municípios, que trazem avanços diretos para os moradores, gerando empregos, impulsionando a economia e beneficiando tanto pequenos quanto grandes empreendedores locais.



•  

Grande FM
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.