21h atrás
Estudo da USP alerta para hábitos alimentares: saiba quais alimentos tiram mais tempo de vida

Um estudo da USP reuniu os alimentos mais consumidos pelos brasileiros e mostrou os efeitos que eles têm sobre a saúde do corpo humano.
Com base na análise, os cientistas concluíram que os itens que mais retiram tempo de vida dos consumidores são: bolacha recheada (-39 minutos) carne suína (-36,09), margarina (-24,76), carne bovina (-21,89) e frango empanado (-17,88).
Por outro lado, há aqueles que contribuem positivamente para o prolongamento da vida, como peixe de água doce (17,22), banana (8,08), feijão (6,53), suco de fruta natural (5,69) e arroz integral (4,71).
"Bolachas e margarinas têm ingredientes industriais como óleos hidrogenados, amidos modificados, açúcares e adoçantes que e aromatizantes sintéticos. Eles são componentes que contribuem para aumentar o colesterol ruim com redução do colesterol bom (...) isso por si só predispõe a formação de placas de gordura e, além disso, causa disfunção na parede das artérias, predispondo ateromatose, a principal causadora de derrames, AVCs e infarto", alerta o cardiologista Fernando Menezes.
Os pesquisadores aplicaram pela primeira vez o índice nutricional de saúde, uma métrica internacional que estima, com base em dados epidemiológicos, quantos minutos de vida saudável são perdidos ou adicionados a cada porção de determinado alimento consumido.
Ao todo, foram analisados 33 produtos mais consumidos pela população brasileira, selecionados em uma lista de 1.141 itens.
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.